quarta-feira, 9 de junho de 2010

:: Drenagem Linfática - O que é e seus benefícios ::


Além do sistema circulatório sangüíneo, o organismo tem ainda o sistema linfático que serve como via secundária de acesso ao corpo humano por onde os líquidos localizados entre os tecidos são devolvidos ao sangue. Os capilares linfáticos têm a função de reabsorver este líquido chamado linfa, pois fluem dos vasos linfáticos e chegam aos gânglios linfáticos. Quando o sistema circulatório não cumpre corretamente sua função, o corpo fica sobrecarregado por um excesso de líquido que não consegue absorver. Na maioria dos casos, este fenômeno se traduz em sintomas como celulite ou retenção de líquidos, peso nas pernas ou aparecimento de edemas (inchaços).
O que é drenagem linfática manual?
Um método fisioterapêutico de massagem feito com pressões suaves, lentas e relaxantes que seguem o trajeto do sistema linfático. Ela não dói, pois uma pressão que provoque dor pode romper vasos, trazer hematomas e agravar o quadro do paciente.
Como é feita?
As manobras são suaves e superficiais com movimentos de deslizamento sobre o trajeto dos vasos linfáticos e de compressão (bombeamento) na região dos gânglios (axilas, pescoço e virilha).
Indicações
Insuficiência venosa, sensação de cansaço nas pernas, retenção de líquido, edemas pós-operatórios e pós-traumáticos, edemas no período gestacional ou pré-menstrual, tratamento para celulite, pré e pós-cirurgia plástica e tratamento de revitalização facial.
Benefícios
Melhora a oxigenação dos tecidos; contribui com a defesa e a ação antiinflamatória; aumenta a hidratação e nutrição das células; reduz edemas; agiliza a cicatrização de ferimentos pelo aumento da vascularização arterial e venosa; eleva a capacidade de absorção de hematomas e equimoses; ajuda o retorno de sensibilidade em cirurgias plásticas; diminui a retenção de líquido, prevenindo a celulite; relaxa; elimina toxinas e regenera os tecidos.
Contra-indicações
Infecções agudas, insuficiência cardíaca descompensada, flebite, trombose, tromboflebite, câncer, diabetes, febre e afecções cutâneas.
Faça a sua parte
O Massoterapeuta não é Santo, ou seja, não opera milagres. Para um bom resultado, o paciente deve seguir dieta balanceada, praticar uma atividade física, diminuir a ingestão de sal, evitar roupas justas e salto alto e tomar, no mínimo, dois litros de água por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário